QUEM É EDUARDO LINHARES?

Formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1979, onde cursou medicina com especialização em cirurgia geral.

Em 1979 entrou para o Instituto Nacional do Câncer, INCA. Fez mestrado e doutorado na UFRJ sobre o uso de radioterapia no câncer de reto e o papel da bacteria
Helicobacter pylori no desenvolvimento do câncer gástrico. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica e chefe do Serviço de Cirurgia Abdominal do INCA.

Realizou Posgraduação no Hospital St Marks de Londres em 1986 e Fellowship no Istituto Nazionale dei Tumori em Milão em 1988. Desde então viaja regularmente para atualização tendo sido medico visitante (visiting doctor) das instituições abaixo:

• Memorial Hospital New York (1994, 1997)
• Cleveland Clinic Fort Lauderdale, Colorectal Department (1994)
• Washington Cancer Institute (1998)
• National Cancer Center, Tokyo (2002, 2009)
• Hopital Paul Brousse, Paris (2011)

Atualmente, é cirurgião e pesquisador do Instituto Nacional do Câncer. Tem 2 linhas de
pesquisas abertas e ativas em Gastro Intestinal Stromal Tumor (GIST) e Tumores Neuro Endócrinos (TNE), e participa como pesquisador ativo de robótica, singleport e metastase hepática colorretal. Na medicina privada dedica-se as áreas de doenças benignas principalmente colorretais e biliares.

Faz parte do corpo clínico do Hospital Samaritano, do Hospital Pró-Cardíaco, da Clínica São Vicente da Gávea e da Casa de Saúde São José.